HMS melhora com mais qualificação
O Hospital Municipal de Salvador (HMS) implantou uma metodologia Lean desde outubro do ano passado. Junto com um grupo de 20 hospitais selecionados, o HMS, em parceria com o Hospital Sírio Libanês e o Ministério da Saúde, vem desenvolvendo o projeto com resultados positivos.
Houve melhoria nos processos, assegurando fluxos contínuos, com redução dos tempos e superlotação no setor de urgência. A qualidade e eficiência da assistência prestada pelo hospital tem gerado um gradativo aumento pela procura dos serviços, sobretudo no setor de emergência.
Em 2018, a urgência do HMS apresentou uma média de 4.700 atendimentos por mês. Já em abril deste ano foram quase 10 mil. A unidade também tem sido referência para pacientes do interior do estado e região metropolitana. Dos mais de 150 mil atendimentos, 15 mil foram para pessoas do interior.
“O Lean trouxe para o HMS, principalmente, método. Conseguimos nos comunicar melhor e os resultados são uma diminuição do tempo de espera na emergência e a redução da permanência na unidade, ou seja, estamos conseguindo ser mais eficientes”, explica o coordenador médico de Urgência, André Gusmão.
Um dos indicadores utilizados para medir os resultados do projeto é o de superlotação, chamado de NEDOCS (sigla em inglês para Escala de Superlotação do Departamento Nacional de Emergência). Ele mensura quesitos como tempo de passagem pelas urgências, permanência no hospital e tempo de alta, entre outros.
Oito meses após o início da implantação do Projeto, a equipe do Hospital Municipal observou uma melhora desse indicador superior a 52%. “Ao longo do treinamento, observamos que a interação da equipe foi fundamental para produzir resultados expressivos na eficiência dos atendimentos em emergência".
"O conhecimento foi disseminado, mas a resolutividade não teria sido alcançada se cada membro da equipe não entendesse o papel fundamental que tem nesse processo”, destacou a Thayse Barreto, diretora médica da unidade. No dia 23, o HMS encerrou a fase de implantação para o Projeto Lean.