Governadores apoiam a nova Previdência

A aprovação da Reforma da Previdência foi apresentada nesta quarta-feira (8) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, como condição essencial para que um novo modelo de pacto federativo saia do papel. A pauta é prioritária para os governadores.

Eles esperam, a partir de uma descentralização de recursos da União, reequilibrar as contas dos estados. “Foi manifestada pelo presidente Bolsonaro a dificuldade orçamentária e de capacidade de investimento do país nesse momento e que uma coisa está sempre atrelada a outra".

"Verifica-se exatamente esse esforço pela votação da reforma da previdência que isso possa ser o primeiro passo para destravar a economia e possa ir se concretizando item a item a partir de uma nova Previdência e de um novo cenário orçamentário”, destacou o líder no PSL no Senado, Major Olímpio (SP).

Segundo o presidente do Senado, Alcolumbre, todos os governadores, mesmo os de oposição, como os dos Nordeste, que defendem modificações em pontos da proposta, se comprometeram a trabalhar junto às suas bancadas pela aprovação da reforma.

Eles entregaram uma carta, assinada por todos, como seis itens que, segundo eles, compõe uma pauta mínima que precisa avançar paralelamente à discussão da nova Previdência no Congresso. “Se a gente quer efetivamente redistribuir a arrecadação precisa ter caixa. Mas é fundamental que a previdência esteja como foco principal". (Abr)

12:38  |  


Gostou? Repasse...