Bahia e ES terão um Bosque Modelo
Uma área com dois milhões de hectares, no extremo sul da Bahia e norte do Espírito Santo, passará a contar com uma gestão participativa e adequada para preservar a floresta de Mata Atlântica e seu ecossistema. A área abrange 18 municípios, sendo 14 baianos e quatro capixabas.
Nela, será implementado o Bosque Modelo da Hiléia Baiana, cuja criação foi aprovada pela Rede Ibero-Americana de Bosques Modelos (RIABM), em reunião na última sexta-feira em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. A proposta foi apresentada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e pelo Ministério Público estadual.
O promotor de Justiça Ambiental Regional de Teixeira de Freitas, Fábio Corrêa, explica que o próximo passo é a elaboração do regimento interno do Bosque Modelo e a busca de parceiros para a formatação de sua gestão que, provavelmente, será realizada por meio de um conselho.
O promotor conta que o processo foi iniciado no ano passado, com uma apresentação do Programa Arboretum de Conservação e Restauração da Diversidade Florestal em reunião da RIABM em Antigua, Guatemala. O Programa Arboretum é desenvolvido pelo MP-BA, pela SFB e outras instituições no extremo sul da Bahia.