Aeroporto reabre para avião pequeno

O Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, em Itabuna, deve voltar a funcionar a partir desta quarta-feira, mas restrito. A autorização para o equipamento receber aviões de pequeno porte já foi publicada no Diário Oficial, após reforma na pista, cerca de 20 anos depois de fechado.

O servidor Olívio Borges é otimista. Segundo ele, Itabuna vai ser uma antes e outra depois do aeródromo aberto. "Vai facilitar a mobilidade dos cidadãos locais e dos demais municípios circunvizinhos a se deslocarem para outras cidades, com maior rapidez e segurança", diz, ignorando o aeroporto de Ilhéus, a 26km.

"Vai ter geração de emprego e renda para o município e, principalmente, a utilização da UTI aérea e facilitar o transporte de órgãos," enumerou Olívio que, ao lado de outras pessoas, liderou a campanha pela reabertura do aeroporto inaugurado na década de 1970.

O presidente do aeroclube, Ricardo Ramos, representa a empresa RR76 Aviation, responsável pelo projeto técnico para a estrutura estar em condições de funcionar. Ele explica que a pista está com capacidade de pousos e decolagens excelente, "pode pousar até Boeing", exagera.

A pista tem mil metros por 30 de largura, precisaria de mais 500 metros para receber "Boings". Por outro lado, o grupo está sendo criticado pelos moradores da Bananeira, que fizeram protesto fechando a BR-101 nesta segunda-feira, portando faixas contra a Prefeitura de Itabuna e cobrando intervenção do Ministéroi Público.

“Colocaram toneladas de estruturas de concreto ao lado das casas, dificultando o acesso da comunidade. Quem tenta atravessar é ameaçado e ainda é agredido”, disse uma moradora ao blog iPolitica, cuja foto reproduzimos. O protesto contou com cerca de 500 pessoas.

19:57  |  


Gostou? Repasse...