Projeto forma preceptores na Bahia

Candidatos de Ilhéus vão passar por uma formação de preceptores do SUS com durabilidade de 1 ano. O curso, que ocorrerá na sede da secretaria de Saúde local, no centro, é dirigido a profissionais e estudantes dos cursos de graduação em Medicina que atuam em cenários reais de cuidado à saúde.

A iniciativa foi desenvolvida através de convênio com o Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, Congresso Nacional de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que selecionaram Itabuna e Ilhéus para participar da ação. A capacitação usa abordagem construtivista na educação de adultos.

Durante a formação, projetos de intervenção ganham destaque na proposta de melhoria na assistência à saúde dos municípios, diz a facilitadora de aprendizagem Maria Hercília Valladares. “Ao articularmos a formação deste público de saúde nos cenários do SUS colocamos essas modelagens e suas fundamentações em reflexão”.

Ao todo, 40 candidatos de Ilhéus e Itabuna participaram da seleção, dos quais 20 serão contemplados com o curso. A preceptoria é uma modalidade de ensino em serviço, que forma profissionais em cenários de prática e que tem ocupado papel de destaque quando se discute a formação deste profissional de saúde.

18:01  |  


Gostou? Repasse...