Prefeito manda derrubar lanchonetes
Donos de barracas de lanches construídas em uma área próxima ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, no bairro Nossa Senhora das Graças, prometem resistir à iniciativa truculenta do prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, que quer retirá-los na marra, inclusive determinando a derrubada dos estabelecimentos.
Eles acusam Fernando de perseguição política. Na manhã desta terça-feira, fiscais da Vigilância Sanitária, agentes da Secretaria Municipal de Sustentabilidade Econômica e Meio-Ambiente e guardas civis municipais tentaram fazer a retirada dos comerciantes. A PM inclusive foi chamada.
Os pequenos comerciantes fizeram uma barreira humana em frente às barracas e não deixaram que as máquinas fizessem a derrubada. Os donos das barracas de lanches alegam que trabalham há anos no local e que receberam a doação dos terrenos do proprietário. Eles até apresentaram a escritura.
De acordo com os comerciantes, durante muito tempo conseguiram o alvará da Vigilância Sanitária, mas nos últimos meses tiveram a renovação da autorização dificultada. Eles afirmam são perseguidos a pedido de um empresário conhecido como “Mané Cem”, protegido de pessoas do governo municipal e amigo do prefeito.
Mané Cem é apontado como dono de uma barraca de lanches que funciona numa área que seria do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. A Prefeitura alega que os donos das barracas não tinham autorização para a construção na área.
Alega ainda que os estabelecimentos não possuem alvará de funcionamento. A energia elétrica foi interrompida e tudo indica que a demolição das barracas será feita "na marra".