Ornelas condena projeto da ponte

Waldeck Ornelas, ex-secretário de Planejamento da Bahia, publicou um artigo onde analisa e condena o projeto da ponte entre Itaparica e Salvador. Para ele, a "equação financeira" não se sustenta. O jornal Valor publicou que o governo da Bahia vai bancar 25% do total, R$ 1,2 bilhão, em duas parcelas.

O detalhe, diz Ornelas, é que as parcelas serão pagas no quarto e quinto anos do início da obra. "Isto é pura maldade com o próximo governador, seja ele quem for, que encontrará seu orçamento de investimentos comprometido, com uma única obra, nos dois primeiros anos de governo".

"E com os sucessores também, porque a contraprestação, cujo valor ainda será definido em leilão, se estenderá por longos 35 anos. O ex-secretário cita ainda uma denúncia de que o governo mudou parâmetros para economizar, sem levar em conta as necessidades da obra.

O estado teria reduzido a altura do vão central de 125 para 85 metros na altura e de 550 para 450 metros na largura. "Com isso, bloqueia-se definitivamente o acesso de navios e plataformas de grande porte, e cada vez maiores, ao interior da Baía de Todos-os- Santos".

Ornelas também destaca uma observação de Wang Kum, vice-presidente da China Raylway Engineering Corporation (Crec), que trouxe 30 engenheiros para estudar o projeto. Wang comentou que faltam informações geológicas suficientes e que “considerando a profundidade do local, ainda há muitas incertezas”.

Por fim, o ex-secretário de Planejamento lamenta a falta disto no projeto. Ele lembra o impacto urbano no Centro Histórico de Salvador, onde será necessário construir "4,6 km de vias expressas, quatro novos viadutos e dois túneis, numa área extremamente sensível, cultural e paisagisticamente valiosa".

"Além de comprometer, do ponto de vista fiscal, as frágeis finanças do Estado, hipotecando o futuro sem se compadecer da penúria em que já vive, literalmente se elimina qualquer possibilidade de que a Bahia possa vir a contar com um porto de águas profundas abrigado na Baía de Todos-os-Santos", resume.

20:02  |  


Gostou? Repasse...