MSC Armonia foi o último em Ilhéus
A temporada de cruzeiros marítimos 18/19 chegou ao fim com a chegada do transatlântico italiano MSC Armonia, que trouxe 1.300 passageiros a Ilhéus e atracou no Porto de Malhado nesta segunda-feira (1). Segundo a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), a temporada foi positiva.
O número de paradas foi inferior à temporada anterior, mas o número de visitantes desembarcados no porto ilheense foi superior, devido à capacidade total de 77.184 passageiros durante a programação. A Codeba registra que aproximadamente 240.957 turistas desembarcam nos portos de Salvador e Ilhéus, aumento de 7%.
Para Vilomar Simões, da Encantur Turismo, a cada parada de navio em média metade dos passageiros desciam para conhecer Ilhéus. Em relação ao valor gasto com passeios, o custo médio por adulto foi de 50 dólares, além da consumação no local. “O passageiro comprava a excursão com a operadora dentro do navio".
O secretário de Turismo, Alcides Kruschewsky, ressalta que o saldo é consequência do trabalho em conjunto com diversos órgãos municipais. “Antes era um verdadeiro tumulto. Foi possível dar uma nova cara ao local, onde conviveram economia criativa, agentes culturais, baianas de acarajé e ambulantes".