Ministro abre vacinação contra gripe
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lança nesta quarta-feira (10), em Porto Alegre (RS), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Entre 10 e 18 de abril serão priorizadas as crianças e gestantes, grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela gripe.
A partir do dia 22, a vacinação estará disponível para os demais públicos-alvo da campanha. A mobilização para a vacinação vai até 31 de maio em todo o país. Em Salvador, nessa primeira etapa, a vacina estará disponível exclusivamente para crianças e gestantes.
A partir de 22 de abril, os demais grupos prioritários - cerca de 750 mil pessoas entre idosos, puérperas, trabalhadores de saúde, jovens presos, professores, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais – também serão contemplados.
A meta é imunizar pelo menos 90% do público alvo na estratégia que segue até 31 de maio. O mesmo esquema é adotado em Ilhéus, que no ano passado atingiu 84,22% da meta. Foram aplicadas 35.813 doses em pessoas do grupo prioritário. Os que mais se vacinaram foram os professores, com 96,71% e os idosos, com 95,31%.
Já os que menos se vacinaram foram as gestantes, com 53%. Quem foi imunizado em 2018 deve tomar outra dose neste ano, tendo em vista que a vacina precisa ser reformulada para proteger contra as cepas do vírus que estão em circulação.