Itacaré orienta sobre a tuberculose

A Prefeitura de Itacaré realizou uma série de atividades nos postos de saúde do município visando alertar para a tuberculose. A iniciativa fez parte da ação do Dia Mundial da Tuberculose e contemplou ações como palestras sobre os sintomas, riscos e forma de tratamento.

Os profissionais da área de saúde mostraram à comunidade como evitar a tuberculose e a necessidade de fazer os exames, caso existam suspeitas. Também orientaram como é o tratamento e o acompanhamento, que já vem sendo feito nas unidades de saúde do município.

As ações foram realizadas nos postos de saúde III e IV e no Posto de Saúde Jairo Carneiro, na zona rural. Nas palestras as equipes informaram que os principais sintomas da doença são o emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse com expectoração.

Podem também existir gânglios no pescoço. A Tuberculose não pode ser detectada somente por um exame físico. Se confundida com uma gripe, por exemplo, vai evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras.

No Brasil, são 50 milhões de infectados, com média anual de 100 mil casos novos e 6 mil óbitos. Cada paciente pulmonar bacilífero (BK+), se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. A tuberculose infecta pessoas em todos os países do mundo, tanto ricos como pobres.

0:16  |  


Gostou? Repasse...