Energia fica mais cara nesta segunda

O governo federal vai baratear as contas de energia elétrica ainda neste semestre mas, por enquanto, os aumentos continuam. A conta dos 6 milhões de usuários da Coelba sobe nesta segunda-feira, 22, seguindo autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

O reajuste mais acentuado será o dos clientes da baixa tensão, de 6,67%. Para os consumidores industriais a taxa será de 5,09% em média e para os de média tensão, 6,22%. Segundo a ANEEL, o reajuste foi calculado com base na variação de custos associados à prestação do serviço.

A agência explica que o aumento da Coelba sofreu o impacto da "compensação dos valores de compra de energia não considerados no valor médio concedido na tarifa (CVA Energia) definida no último processo tarifário". Apesar da explicação confusa, o resultado é fácil de entender: luz mais cara.

A alta tensão tem três classes, A1 (acima de 230 kV), A2 (88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (2,3 a 25 kV). A baixa tensão tem B1 (residencial), B2 (rural); B3 (industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (iluminação pública).

17:38  |  


Gostou? Repasse...