Cartão é alvo da maioria das fraudes
O cartão de crédito é hoje uma das formas mais populares de pagamento no mundo inteiro, principalmente pelas facilidades que oferece. Mas seu uso exige alguns cuidados. Um levantamento da CNDL e do SPC Brasil revela que 8,9 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude nos últimos 12 meses.
A maior parte dessas ocorrências (41%) está ligada à clonagem de cartão de crédito. Já o segundo golpe mais comum é o recebimento de boletos falsos, com 13%. Também aparecem clonagem de cartão de débito, contratação de empréstimos e financiamento, todos com o mesmo nível de incidência (11%).
De acordo com o levantamento, metade (48%) das fraudes se deu em transações ou compras feitas pela internet. Outros 20% nas operações em agências e 15% em lojas físicas. Quanto às principais consequências enfrentadas pelas vítimas estão as compras indevidas em nome da pessoa (37%) e os prejuízos financeiros (24%).
Há ainda problemas relacionados à perda de tempo com processos burocráticos para regularizar a situação e a inclusão em cadastros de inadimplentes, deixando a pessoa com o nome sujo e impossibilitando a realização de compras por meio do crédito — ambas situações com 22% das citações.
O SPC Brasil dá dicas para o consumidor evitar as fraudes. Antes de fazer qualquer compra, certifique-se sobre a idoneidade do estabelecimento. Pesquise sobre a reputação da empresa e redobre a atenção em sites. Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados como razão social, endereço, telefone e CNPJ.
Desconfie de produtos com preço muito abaixo do praticado pelo mercado e sempre exija nota fiscal. Essas atitudes resguardam o consumidor, caso ele tenha que fazer uma eventual troca do produto ou venha pedir algum ressarcimento.
Nunca forneça dados pessoais ou bancários por telefone. Caso tenha de atualizar algum cadastro, procure pessoalmente o banco ou ligue para o serviço de atendimento ao consumidor. Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais é necessário que a vítima faça o Boletim de Ocorrência (B.O.).
Com o boletim de ocorrência em mãos, o consumidor deve comparecer, pessoalmente, em um balcão de atendimento do SPC Brasil com um documento de identificação para fazer um ‘Alerta de Documentos’ — serviço que é gratuito.