Baiano é enganado no peso do peixe

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) vistoriou 144 balanças na Operação Semana Santa, finalizada na terça-feira, 16. O objetivo foi fiscalizar balanças usadas para pesar pescados, um dos itens mais procurados em virtude da Semana Santa.

Dos 141 equipamentos, 14 estavam irregulares por problemas diversos, entre eles ser de uso proibido no Brasil por não atender aos requisitos de proteção ao consumidor determinados pelo Inmetro. São balanças "piratas" importadas da China. Cerca de 380 delas já foram apreendidas desde 2016.

Somente na Operação Semana Santa, foram realizadas 113 visitas de fiscalização a estabelecimentos comerciais e feiras livres. Entre as feiras visitadas pelo órgão estão as principais de Salvador, em Itapuã, São Joaquim e Água de Meninos. Na prática, o consumidor está comprando "gelo por peixe".

O peso dos pescados congelados também foi fiscalizado. O índice de reprovação foi de 44%. Cerca de 24 tipos de peixe, entre eles bacalhau, panga, corvina e merluza, foram coletados nos mercados e examinados em laboratório para averiguar se o conteúdo dentro da embalagem estava coerente com o indicado no rótulo.

“Para se ter uma ideia da importância dessa fiscalização, numa embalagem de corvina congelada, que dizia ter um conteúdo de peixe de 800 gramas, havia apenas 552, verificado em exame metrológico”, explica o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

19:56  |  


Gostou? Repasse...