BA recebe 4 milhões de vacinas da gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou nesta quarta (10) em todo o país. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, participou do lançamento oficial em Porto Alegre (RS). A pasta pretende vacinar 58,6 milhões de pessoas até 31 de maio. Veja infográfico sobre a doença.

Na Bahia o público-alco é de 4.039.697 de pessoas e o estado recebeu 4.370.400 de doses da vacina contra a Influenza. Neste ano, só dois casos foram registrados na Bahia. Os estados com mais registros são Amzonas (118), São Paulo (50) e o Paraná (12).

O MS enviou aos estados 63,7 milhões de doses da vacina. Até o dia 18, serão priorizadas crianças e gestantes, grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza. Neste ano, a faixa-etária do público infantil foi ampliada, de até 5 anos para até menores de 6 anos, incluindo 2,8 milhões de crianças na campanha.

Neste ano, também, gestantes e crianças poderão atualizar as demais vacinas previstas na Caderneta de Vacinação. “Nós precisamos entender que a vacina é um direito das crianças e um dever dos seus responsáveis, que somos todos nós, pais, mães, avós, tias, professores e profissionais de saúde".

"Não podemos deixar de perguntar se uma criança está com o Calendário de Vacinação em dia. Em alguns lugares do país, é exigido que a Caderneta de Vacinação esteja em dia para que seja confirmada a matrícula da criança e do adolescente”, destacou o ministro, que vai levar a proposta ao Congresso para estender a todo o país.

13:02  |  


Gostou? Repasse...