Avianca cancela mais de 300 voos

Cerca de 300 voos da Avianca programados para 15 a 20 de abril foram cancelados, segundo tabela disponibilizada pela empresa aérea na internet. Os cancelamentos, uma média de 50 voos por dia, são em decorrência do cancelamento da matrícula de 10 aeronaves alugadas, determinado pela Anac.

Na Bahia, estão sendo sistematicamente suspensos os voos 6044 e 6049, entre a capiital baiana e o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, além de um voo para Congonhas. Não existe cancelamento anunciado para Ilhéus, mas a gestora do aeroporto Jorge Amado alerta que a Avianca só poderá decolar se pagar as taxas antecipadamente.

A medida da Anac dá cumprimento a uma decisão judicial que determinou a reintegração de posse das aeronaves à empresa de leasing. No dia 5, a assembleia de credores aprovou o plano de recuperação judicial em uma reunião que durou mais de sete horas.

O plano prevê a divisão da empresa por meio da criação de sete unidades produtivas isoladas (UPIs), que serão levadas a leilão. Seis UPIs conterão partes dos direitos de pousos e decolagens (“slots”) da Avianca nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Santos Dumont e uma vai englobar o programa de fidelidade da empresa.

O plano de recuperação da empresa aérea foi homologado no último dia 12 pelo juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. A empresa permanecerá em recuperação judicial até que se cumpram as obrigações previstas no plano.

18:34  |  


Gostou? Repasse...