Novo golfinho surge morto em Ilhéus

Um golfinho foi encontrado morto na Praia de Ponta da Tulha, no litoral norte de Ilhéus, na quarta-feira. O animal foi visto por uma moradora, que acionou uma equipe do Projeto (a)mar, que monitora as praias no litoral sul da Bahia a fim de proteger a biodiversidade costeira e marinha.

Técnicos do projeto enviados ao local constataram que era um macho, com 1,8 m de comprimento, da espécie Sotalia guianensis, conhecido como "boto-cinza". Conforme os técnicos, o golfinho apresentava uma marca próxima à cabeça que levou os especialistas a suspeitar que ele ficou preso em uma rede de pesca.

Botos cinzas são frequentemente encontrados no litoral de Ilhéus. Este é o segundo golfinho morto registrado pelo Projeto (a)mar na região nos últimos 10 dias. Também na quarta-feira cinco tartarugas foram encontradas mortas em praias de Ilhéus e Uma.

A suspeita é de que os animais tenham se afogado, após ficar presos em redes de pesca. Segundo o projeto, as tartarugas precisam subir até a superfície para respirar a cada 40 minutos e, quando não conseguem, acabam se afogando.

Em Ilhéus, foram encontrados quatro das cinco tartarugas. A outra foi achada em Una. As tartarugas são da espécie pente, cabeçuda, oliva e verde. Só neste ano 25 tartarugas foram encontradas mortas no estado. A maioria afogada ao se prender em redes de pesca ou por ingestão de lixo.

23:12  |  


Gostou? Repasse...