Marinha apreendeu 14 embarcações
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) intensificou as atividades de Inspeção Naval na Baia de todos os Santos, Litoral Norte, Baixo Sul e Recôncavo baiano desde o início da Operação Verão 2018/19, em 22 de dezembro. E o resultado foi muito bom.
As patrulhas inspecionaram 3.485 embarcações, notificaram 418 e apreenderam 14 delas. As multas chegaram a R$ 400 mil no período até 15 de fevereiro. Diariamente, os Inspetores Navais fiscalizam a segurança da navegação, atuam na salvaguarda da vida no mar e na prevenção da poluição proveniente de embarcações.
São realizadas verificações documentais nas embarcações, nas habilitações dos condutores, no material de segurança, bem como teste com bafômetro em condutores com suspeita de embriaguez. "Para uma atuação ainda mais efetiva, a Capitania incentiva que a população colabore com a fiscalização", diz nota oficial.
"Ao observar irregularidade no mar, pode denunciar imediatamente à CPBA, informando, se possível, o nome da embarcação e seu número de inscrição (ambos visíveis no casco), o dia, a hora e o local. A CPBA disponibiliza o telefone 3507-3777 para atendimento de denúncias e o whatsapp 99968-7934 para imagens.
Já o telefone 185 atende emergências marítimas. Estes serviços são 24 horas por dia.