Ilhéus fala sobre sarampo em navio

Nesta quarta-feira (20) o site do Ministério da Saúde (MS) publicou a confirmação de 13 casos de sarampo em tripulantes do navio MSC Seaview, o mesmo que atracou no dia 13 no Porto de Malhado, em Ilhéus. Por isso, a Prefeitura emitiu uma nota oficial sobre o assunto.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não comunicou nenhum passageiro com sinais e sintomas de sarampo no período que o navio esteve em Ilhéus. A nota explica que o período de transmissibilidade do sarampo vai de quatro a seis dias antes e quatro dias após.

"Este período é a base para a identificação dos casos secundários e para o seguimento dos contatos. Considerando a alta frequência de turistas na cidade, os casos de sarampos no Brasil, ser uma doença infecciosa potencialmente grave e extremamente contagiosa, a Vigilância em Saúde emitiu um alerta epidemiológico".

O alerta foi enviado para todas as unidades de saúde, públicas e privadas, para que se fiquem atentas para identificar precocemente os casos suspeitos, notificando imediatamente. "Salientamos que até o momento, o município não registrou nenhum caso suspeito de sarampo".

"Porém, a Vigilância Epidemiológica vai continuar em alerta até o dia 15 de março. Vale ressaltar que todas as salas de vacinação estão abastecidas com a vacina contra o sarampo para munícipes que ainda não foram imunizados ou que estão com esquema vacinal incompleto".

22:49  |  


Gostou? Repasse...