Ilhéus e Itabuna vão cair na folia

Alegria e descontração vão agitar o fim de semana em Ilhéus, com os foliões dos blocos carnavalescos sem cordas e seguranças, que prometem agitar o sábado e domingo dos bairros Pontal, Hernani Sá e centro. Os blocos de rua ganham cada vez espaço mais na cidade.

As Muringuetes, com foliões travestidos de mulheres, sai pelas ruas do Pontal neste sábado. O bloco sairá com o cantor Abdias (banda Chupeta de Ganso). A partir das três da tarde, o bloco Vaca de Divinas Tretas, de mulheres, sai da orla da Sapetinga até a praça São João Batista, no Pontal, ao som do cantor Eddy, da banda Via de Acesso.

No bairro Hernani Sá, as tradicionais marchinhas ds antigos carnavais de clube, além do som eletrizante do minitrio e das bandas locais, agitam a moçada. A programação inicia as 17 horas e se encerra às 23 horas. Ao todo, se apresentam quatro blocos e atrações como Lê Bandê, Sensação do Arrocha e Josy Costa.

No domingo, às 15h, será a vez de Os Caretas que, neste ano, contará com um espaço privativo no Lava Beer, na Praça do Cacau, centro. Fundado pelo trio de amigos Henrique Almeida, Berá Rabat e pelo saudoso Martone Café, no início não passava de uma brincadeira, mas com o passar dos anos atraiu grande número de foliões.

No Hernani Sá, mais quatro blocos brincam das 17 às 21 horas, sob o comando das bandas Top Gan e Batuk Bom. Já em Itabuna, a única atração é a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, neste sábado a partir das 17 horas. Um cortejo de baianas com água de cheiro sairá da Praça Laura Conceição até a Travessa Adolfo Leite.

No Beco do Fuxico, o som fica por conta da Banda Didá e da cantora Sarajane. As atrações são bancadas pelo Governo do Estado, via Bahiagás, sem nenhum custo para o município de Itabuna, segundo o presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Daniel Leão.

Criada a partir de uma Associação Cultural dirigida por Antônio Luís Alves dos Santos, o "Neguinho do Samba," a Banda Didá é formada exclusivamente por mulheres negras e une a cadência do samba-reggae à feminilidade das artistas, que buscaram um jeito singular de tocar instrumentos de percussão.

Sarajane foi um dos principais nomes da Axé Music, ficando famosa com a música “A Roda“, e já participou de vários carnavais em Itabuna.  As duas atrações da Lavagem do Beco do Fuxico vão se apresentar no sábado à noite, na Praça Adami, que vai concentrar as barracas de comidas e bebidas.

0:07  |  


Gostou? Repasse...