Hemoba fará campanha no Carnaval
Com o slogan “Essa letra não pode faltar no Carnaval – Doe Sangue”, a Fundação Hemoba iniciou nesta terça (19) a campanha para a captação de doadores de sangue no Carnaval 2019. A ideia é sensibilizar a população sobre a importância de manter o estoque seguro.
O tema associa as letras que identificam os tipos sanguíneos com as letras de músicas da festa. Para ajudar nesta mobilização, a Hemoba contou com o apoio dos artistas Márcio Victor, Léo Santana, Bell Marques e Ivete Sangalo (https://www.instagram.com/p/BuCg8gVHmOg/).
Segundo o diretor-geral Fernando Araújo, há um risco potencial de aumento da demanda durante a festa e o banco de sangue precisa estar preparado. “O Carnaval sempre promove uma grande movimentação de pessoas nas ruas da cidade e nas estradas baianas".
"Em decorrência do alto fluxo de foliões e viajantes, é preciso chamar atenção para o risco iminente de acidentes, que geram a necessidade de ação imediata, além disto, ainda existe a demanda de sangue para pacientes que realizam tratamento hemoterápico, que precisa ser garantida”.
Para doar sangue, o candidato deve apresentar identidade, pesar acima de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior), não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, evitar comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos.
A unidade sede da Hemoba, na Ladeira do HGE/Brotas, vai funcionar normalmente no Carnaval. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Já no sábado o cadastro se encerra às 12h30. Na Quarta-feira de Cinzas, há uma pequena pausa pela manhã e o serviço retorna a partir das 13h.