Guitarra baiana tem mostra dia 18

A Casa da Música, espaço cultural administrado pela Secretaria da Cultura da Bahia, recebe na próxima segunda-feira (18), a partir das 18h, a 6ª Mostra de Guitarra Baiana. No palco, os guitarristas Julio Caldas, Márcio de Oliveira e Renatinho do Tapajós apresentam gêneros típicos do instrumento.

Eles tocarão frevos carnavalescos, choro, rock, temas autorais que expressam sua recente produção e os novos caminhos sonoros da guitarrinha. A Mostra integra a programação do Sarau de Itapuã que, neste mês, chega à edição número 278. A entrada é gratuita.

A guitarra baiana deu origem ao carnaval da Bahia como é mundialmente conhecido hoje. Até o início dos anos 1980 o instrumento, que é cavaquinho afinado como bandolim, era considerado a voz do Trio Elétrico, fazendo as melodias e embalando os foliões.

Para valorizar e promover a guitarra baiana, Julio Caldas criou, em 2009, a Mostra de Guitarra Baiana. Nas últimas cinco edições já recebeu guitarristas consagrados como Marcos Stress, Tathi Alves, Ricardo Marques, Eliel Nunes, Lucio Ferraz, Morotó Slim, Mike Caldas, Parah Monteiro, Luiz Caldas, Aroldo Macedo e Marcos Molleta.

Renatinho do Tapajós é compositor de clássicos como "Às 25 Em Ponto" e "Levianato"; Julio Caldas é idealizador e diretor musical do projeto; e Márcio de Oliveira vem promovendo a difusão do som da guitarra baiana e do bandolim no interior da Bahia a partir do Clube de Choro de Santo Antonio de Jesus.

Durante o show, estes serão acompanhados por Paulinho Caldas na bateria e no baixo, Fábio Batanj que, além de músico, é luthier da nova geração da guitarra baiana. Para mais informações, acesse www.espacosculturais.wordpress.com.

0:56  |  


Gostou? Repasse...