Eunápolis sofre incêndio na mata

Depois que áreas de Porto Seguro, incluindo Trancoso, sofreram incêndios florestais, o problema atinge o município vizinho. Um incêndio destruiu uma vasta área de conservação ambiental na região do Ponto Maneca, zona rural de Eunápolis, na noite de terça-feira.

O fogo que, segundo a comunidade, teve início por volta das 18h30, destruiu árvores de grande porte e chegou a atingir a vegetação que cobre a nascente do Córrego da Onça. Diversos animais silvestres, como tatus e macacos, morreram queimados.

Ninhos de aves também foram consumidos pelas chamas. Próximo ao local havia casas e plantações que não chegaram a ser destruídas devido ao trabalho dos bombeiros e ninguém ficou ferido. O combate ao fogo, que estava muito alto e descontrolado, durou mais de quatro horas.

Segundo o 6º Grupamento de Bombeiro Militar, ventava muito, o que contribuiu para a propagação das chamas. A comunidade cooperou com os brigadistas. "Um fazendeiro, usando um caminhão pipa, reabasteceu o veículo com água duas vezes," afirmou um bombeiro que participou da ação.

O vale onde ocorreu o incêndio ficou completamente devastado. A dimensão da área atingida ainda não foi mensurada e as causas do fogo ainda são desconhecidas, mas os moradores da região acreditam o incêndio tenha sido criminoso.

Os bombeiros orientam que a comunidade rural adote algumas providências para evitar incêndios, como a abertura de aceiros, limpeza de áreas e evitar fazer queimadas. O cidadão que ver alguém fazer uma queimada deve ligar imediatamente para a polícia, pois isso é crime ambiental.

21:50  |  


Gostou? Repasse...