Cerpat terá ações mesmo sem festa

Apesar de Itabuna não ter festa, seu Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat) vai atuar no período com o “Bloquinho da Prevenção”. A equipe, com funcionários da Secretaria de Saúde e de ONGS como o Gapa, Grupo Humanus e voluntários, começa a trabalhar no dia 23.

O trabalho será na abertura da tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, no centro de Itabuna. No dia 1º de março o grupo segue para um trecho da BR-101. Durante a lavagem, os profissionais de saúde vão desenvolver ações educativas e de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Serão distribuídos preservativos, masculinos e femininos, e folhetos com informações sobre doenças como HIV e Hepatites. A coordenadora do Cerpat, Fabrícia Moura Costa, explica que as equipes serão divididas em grupos e vão "percorrer cada canto da festa, incluindo as transversais" para distribuir camisinhas e orientar os foliões.

“Algumas doenças sexualmente transmissíveis podem ser tratadas e curadas, mas algumas não podem, dai o cuidado, a conscientização e a prevenção, que continuam sendo o melhor remédio”. Fabrícia diz que tem material suficiente para atender todos os foliões durante a festa e que a distribuição é gratuita.

Já no dia 1º, às vésperas do carnaval oficial, as equipes estarão na BR-101, na Base da Policia Rodoviária Federal, para abordagem dos motoristas. A ação terá inicio às 8h e prossegue até o meio dia com a participação de servidores de Assistência Social e da Saúde, PRF, PETI e Sest/Senat.

O Cerpat realiza cerca de 3 mil atendimentos por mês, sendo que pelo menos 1.700 pacientes são portadores do vírus HIV e outros 593 de Hepatite C. “O atendimento é feito por meio de demanda espontânea e demanda referenciada para pacientes de Itabuna e outras 30 cidades".

22:44  |  


Gostou? Repasse...