Carnaval requer cuidado com posses
Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com consumidores que pretendem gastar no Carnaval deste ano, revela que 21% foram vítimas de algum problema no feriado do ano passado.
Os principais contratempos foram a aquisição de produtos falsificados (7%), furto de pertences (6%), assalto (4%), perda de documentos (4%) e perda de cartões (3%). Os principais itens roubados foram celulares (78%) e dinheiro (65%).
Há ainda pessoas que voltaram para casa sem os documentos (46%) e cartões de crédito ou débito (33%). Considerando os que tiveram documentos, cartão ou cheques roubados, 30% sofreram alguma tentativa de fraude com o uso de seu nome.
Por isso, 68% têm medo de passar por algum tipo de violência ou golpe na folia, sobretudo as mulheres (72%) e os mais jovens (75%). Para os entrevistados, as principais consequências são receber faturas de compras indevidas (73%), perder tempo ao regularizar a situação na polícia, bancos ou lojas (63%) e perda de dinheiro (62%).
“É possível diminuir as chances de algo sair errado. As dicas mais básicas são andar apenas com cópias dos documentos, evitar bolsas e mochilas, deixar o cartão sempre bem guardado, longe da vista de terceiros. Além disso, deixar anotado o número do serviço de atendimento da operadora do cartão facilita em casos de furtos”, diz Nival Martins, do SPC Brasil.
O SPC Brasil orienta que em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos como CPF, o consumidor deve comparecer pessoalmente até um balcão de atendimento do SPC Brasil com o boletim de ocorrência para fazer um ‘Alerta de Documentos’, gratuito.
Feito o alerta, o risco de fraudes é reduzido, já que os estabelecimentos comerciais serão informados do problema, evitando os transtornos decorrentes de terem seus dados pessoais utilizados por golpistas nas compras a prazo, quando são feitas consultas ao SPC Brasil.
Além disso, a entidade disponibiliza, por 30 dias grátis, o “SPC Avisa”, serviço que serve para a prevenção de fraudes. O consumidor recebe informações, em até 24 horas, sempre que seu CPF for consultado, incluído, excluído ou alterado no banco de dados do SPC Brasil por e-mail.