Captação de órgãos salva sete vidas

A equipe da Organização de Procura de Órgãos do Sul Da Bahia (OPOSul), do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em parceria com a Central Estadual de Transplantes, realizou no domingo (10) uma captação múltipla de órgãos e córneas.

O procedimento foi executado no HBLEM, após a constatação de morte encefálica do paciente. Segundo a coordenadora da Opo Sul, Naama Ramos, a captação só foi possível “graças ao ‘sim’ da família que aceitou a doação, salvando sete vidas que estavam à espera de um transplante”.

Ao falar sobre a importância do gesto da família, Naama Ramos destacou que a OPO/Sul vem sempre buscando conscientizar a população. “O transplante é um procedimento cirúrgico em que um órgão ou tecido doente é substituído por um saudável, sendo a última ou única alternativa quando se esgotam todos os recursos”.

A OPO/Sul, ao longo de 2018, acompanhou em torno de 23 pacientes por morte encefálica, tanto na sede como nos hospitais que fazem parte da sua área de abrangência. Foram 6 cirurgias de múltiplos órgãos e 45 captações de córnea. "Para ser doador, basta conversar com sua família sobre o seu desejo”.

17:34  |  


Gostou? Repasse...