Biometria em Itabuna volta em abril
Quem não conseguiu fazer o cadastro biométrico do TRE até o fim do prazo (dia 22), não precisa se preocupar. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia informou que os eleitores de Itabuna, Itapé e Jussari terão novo prazo para cumprir a exigência a partir de 8 de abril.
Ainda faltam cerca de 56 mil eleitores das três cidades para fazer o cadastro biométrico, assim como milhares em 35 municípios da Bahia que deixaram de comparecer. O conselho do TRE é que os eleitores com pendência procurem os cartórios longo no início do prazo, para evitar as enormes filas das últimas semanas.
Mas não adianta aparecer antes de 8 de abril, porque os cartórios que faziam a biometria até o dia 22 estão fechados até 6 de março. Mesmo quando voltarem, no dia 7, vão ficar limitados ao expediente interno, sem atendimento exceto para certidões de quitação eleitoral e circunstanciada.
A partir de 8 de abril, quem teve o título cancelado por não comparecer à biometria pode ir ao cartório eleitoral com identidade (com foto) e comprovante de residência atualizado. O TRE-BA permite que cada juiz eleitoral decida se quer antecipar o atendimento da biometria.