Varejo fecha 2018 com crescimento
Após um período de forte recessão no país, a atividade econômica segue em ritmo de recuperação. E no comércio varejista não tem sido diferente. É o que revela o Indicador de Atividade do Varejo, lançado este mês pela Confederação Nacional de Dirigentes (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
A sondagem aponta um crescimento de 2,8% nas consultas para vendas a prazo em 2018, na comparação com 2017. É a maior alta para dezembro desde 2014, quando foi de 2,2%. O Indicador de Atividade do Comércio é construído a partir das consultas de CPFs e é um termômetro da intenção de compras a prazo.
O índice confirma a tendência de retomada do varejo que, segundo o IBGE, no terceiro trimestre de 2018 mostrou avanço de 3,3% no acumulado de quatro semestres. Muito embora o volume de vendas não tenha alcançado os patamares anteriores à crise, os números começam a distanciar-se dos observados nos piores momentos.
“A melhora dos níveis de confiança e o clima de otimismo para uma retomada mais forte da economia ajudaram a impulsionar a atividade varejista. Mesmo considerando apenas uma parcela das vendas, a prazo, o Indicador sugere avanço das vendas do varejo”, analisa a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.