Trote ainda é problema no Samu
O Samu 192 de Itabuna recebeu 83.724 mil ligações em 2018, mas 17.125 mil delas eram trote e 18.283 pessoas ligaram por engano, segundo balanço divulgado nesta semana pela coordenação da unidade. O relatório indica ainda que 8.716 ligaram 192 para pedir informação.
"O número de atendimentos na regulação chegou a 13.990 ligações", dia o coordenador Fábio Santana. "A unidade de Itabuna não realiza apenas atendimento de urgência por ligações da comunidade. Uma equipe altamente preparada integra o Núcleo de Educação em Urgência (NEU Samu 192)".
"Ele é responsável pelo treinamento mensal para os integrantes da unidade. No primeiro mês do ano, temos uma reunião de planejamento para execução das atividades que nortearão o NEU no decorrer do ano. E, a partir daí, temos, mês a mês, diversos tipos de treinamentos”.
Entre os temas abordados estão “treinamento em suporte básico de vida”, “infarto agudo do miocárdio”, “segurança do paciente”, “treinamento em mobilização e salvamento aquático”, “suporte avançado de vida”, “primeiros socorros", “mobilização e resgate”, "simulação com múltiplas vítimas", entre outros.
O Samu 192 também faz visita técnica às faculdades em Itabuna e Ilhéus, abre estágio para alunos da Unime e da Uesc. No ano passado, ainda foi feito treinamento no Tiro de Guerra e, na semana do trânsito, uma simulação de atendimento de múltiplas vítimas.
O Samu 192 funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana.