SSA tem robô com IA contra aedes

Nesse verão, soteropolitanos e turistas terão mais uma arma no combate ao Aedes aegipty: as redes sociais. Os responsáveis pelas soluções tecnológicas "Mosquito Zero" desenvolveram o primeiro robô virtual munido de inteligência artificial para interação com o público via bate papo no Facebook.

Através da plataforma, o usuário poderá saber em tempo real o índice de infestação do Aedes por bairro, saber a localização das unidades para tratamento da dengue, zika e chikungunya, além de ser direcionado para um aplicativo onde poderá denunciar focos com a foto e a localização via GPS.

A partir da segunda-feira (14), um stand da startup estará instalado na praça de alimentação do primeiro piso do Shopping da Bahia, para explicar para a população como funciona a novidade. “O robô virtual é mais uma plataforma que passa a integrar o Mosquito Zero".

"Através do Messenger do Facebook, qualquer pessoa poderá descobrir em tempo real informações sobre a situação do bairro onde mora, onde são encontrados os principais focos do mosquito, os postos de saúde para onde devem se dirigir em caso de suspeita das doenças, etc".

"Todas essas informações serão encaminhadas para o Centro de Controle de Zoonoses de Salvador, para que o poder público possa realizar de forma ágil a eliminação dos focos. Por ser desenvolvido com inteligência artificial, o robô também tem a capacidade de interagir de forma humanizada com o usuário," diz Alex Sandro Correia.

Além das redes sociais, a startup Mosquito Zero dispõe de um site e um aplicativo (Android e iOS) com funcionalidades que vão desde a identificação de focos até o monitoramento em tempo real das ações desenvolvidas pelo poder público.

Um drone também está integrado às ações do aplicativo, detectando imagens de focos em locais inacessíveis. As notificações são encaminhadas para o Centro de Monitoramento, montado exclusivamente para o registro em tempo real das informações obtidas por meio do app.

23:18  |  


Gostou? Repasse...