Prêmio Brasken divulga finalistas
A comissão julgadora do 26º Prêmio Braskem de Teatro anunciou os espetáculos teatrais indicados em 2018. A mais tradicional premiação das artes cênicas destaca, anualmente, as melhores produções do teatro baiano em oito categorias.
Elas são Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantojuvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação e Categoria Especial. De 11 de abril a 23 de dezembro, foram avaliadas 61 peças profissionais e inéditas, que estiveram em cartaz em Salvador neste período.
Este ano, em parceria com o Festival de Teatro do Interior da Bahia, cinco espetáculos concorrerão na categoria Espetáculo do Interior. Os vencedores serão conhecidos durante a cerimônia de premiação, no Teatro Castro Alves. Além do troféu, haverá prêmio em dinheiro para várias categorias.
A comissão tem Adelice Souza, diretora teatral, dramaturga e escritora; Fernanda Tourinho, produtora; Fernando Marinho, músico, ator, diretor, artista e presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos (SATED Bahia); Paulo Henrique Alcântara, dramaturgo, diretor teatral e professor da UFBA; e Zuarte Júnior, artista plástico e cenógrafo.
Os indicados são:
Em Espetáculo Adulto, As Tentações de Padre Cícero, Em Família, Oxum, Por que Hécuba? e Teatro La Independência. Em Infanto Juvenil, Gramelôs e Garatujas, O Barão Nas Árvores, O Mundo Das Minhas Palavras, "Ponta D’areia, Pedaço Do Céu", Quem Vai é O Coelho.
Em Espetáculos do Interior concorrem Encarceradas (Feira de Santana), Enquanto os Dias São Mortos (Paulo Afonso), Mulheres Malês - Nas Margens do Rio (Lauro de Freitas), O Grande Yorick (Ilhéus) e O Teatro é de Cordel. (Jequié)
Em Texto, são Gil Vicente Tavares, por As Tentações de Padre Cícero; Paulo Atto, por Teatro La Independência; Vinicius Bustani, por Criança Viada Ou De Como Me Disseram Que Eu Era Gay; Fernando Santana, por Frida Kahlo; e Wanderley Meira, por O Mundo Das Minhas Palavras.
Em Direção concorrem Diego Pinheiro, por Quasilhas; Gil Vicente Tavares, por As Tentações de Padre Cícero; Leandro Santolli, por Consertam-se Imóveis; Luis Alonso, por Teatro La Independência; e Marcio Meirelles, por Por que Hécuba?
O prêmio de Ator será disputado por Genário Neto, por Memórias do Mar Aberto - Medéia Conta Sua História, Titus - Uma Reverberação da Obra de Shakespeare e Madame Satã; João Guisande, por Por Esse Amor e Retratos Imorais; Lúcio Tranchesi, por As Tentações de Padre Cícero; Marcos Lopes, por O Barão Nas Árvores; e Rui Manthur, por Enfermaria Nº 6.
As concorrentes de Atriz são Chica Carelli, por Por que Hécuba?; Evelin Buchegger, por Teatro La Independência; Kátia Leal, por As Centenárias e Consertam-se Imóveis; Marcia Lima, por Medéia Negra; e Vivianne Laerte, por Memórias do Mar Aberto – Medéia Conta Sua História.
Na Revelação, concorrem Bárbara Lais, pela Atuação em Jackie – A do Mal ou Nem Tudo é O Que Parece; Natalie Souza, pela Atuação em A Rede – Memórias Compartilhadas; Sophia Colleti, pela Direção de Enfermaria Nº 6; e Vagner Jesus, pela Atuação em V de Viado.
Na Categoria Especial, os finalistas são Ubiratan Marques e André Oliveira, pela Direção Musical de Quasilhas; Andrea Rabelo e Joice Aglae, pelo Figurino de Confabulações; Luciano Bahia, pelo Conjunto das Direções Musicais do Ano de 2018; Thiago Romero, pela Direção de Arte de Oxum; e Mônica Nascimento, pela Direção de Movimento nos espetáculos O Último Capítulo, O Mundo das Minhas Palavras, Consertam-se Imóveis e Enfermaria Nº 6.