Prefeito usa a PM contra bairro

Os moradores do bairro Manoel Leão, em Itabuna, mantém o protesto iniciado na manhã de quarta-feira. Eles bloquearam o acesso e sequestraram três ônibus. Durante à noite, houve muita tensão, com as tentativas feitas pela Prefeitura de recuperar os veículos, segundo o blog Pimenta.

Os moradores se queixam que o Prefeito, ao invés de negociar, mandou a Guarda Civil e a Polícia Militar para tentar liberar os ônibus "a qualquer custo". Os manifestantes fizeram uma barreira e resistiram. Eles cobram uma audiência com o prefeito Fernando Gomes para entregar suas reivindicações.

Abandonado pela gestão de Gomes, apesar das promessas durante a campanha eleitoral, o bairro precisa limpeza de canais de macrodrenagem, implantação de rede de esgoto, melhoria na iluminação, redução do intervalo dos ônibus e pavimentação de ruas.

Reinaldo Macedo, que faz parte do movimento, explica que os moradores não querem que o município faça um serviço “meia boca” para “daqui a 15 dias terem que realizar um novo movimento cobrando os mesmos serviços".

Macedo diz que a comunidade espera que a prefeitura envie algum representante "com poder para atender as reivindicações". Ele reclamou do uso da força. “O nosso movimento é de diálogo e pacífico. Eles enviaram máquina e caçambas para tampar os buracos no bairro, mas o trabalho é muito lento”.

Segundo os moradores, os funcionários alegam que trabalham lentamente porque estão com os salários atrasados. O secretário de Desenvolvimento Urbano, João Zulato Filho, esteve no bairro mas afirmou que não tem poder para negociar a maioria dos itens da pauta. O bairro está sem transporte coletivo.

15:43  |  


Gostou? Repasse...