Papiloscopistas oferecem ajuda a MG

A Associação dos Peritos Técnicos da Bahia (SINDPEP) quer que o governador Rui Costa envie papiloscopistas do Estado a Brumadinho, para ajudar na identificação dos corpos. Através da técnica da papiloscopia os cadáveres são identificados de forma mais rápida e a Bahia possui o maior contingente de papiloscopistas do Brasil.

Segundo o perito técnico Diego Messias, "a gente sabe que uma das grandes dificuldades agora é fazer a identificação dos corpos. Nada mais justo e solidário que colocarmos nossos papiloscopistas à disposição da tragédia de Brumadinho".

"Estamos pedindo ao governador que disponibilize esses profissionais para diminuirmos a dor e a angústia dos familiares". O perito lembra que uma jovem de Itapetinga, que estava desaparecida, teve o corpo identificado em apenas um dia devido à papiloscopia.

Para intensificar o apoio a equipes locais neste primeiro momento de resgate às vítimas, um posto de operações para órgãos federais foi instalado no município. O ministro Gustavo Canuto, que está no estado, destacou que a prioridade máxima é salvar vidas e evitar mais danos.

Na manhã de sábado (26), o Ministério do Desenvolvimento Regional instalou um posto de operações para órgãos federais próximo ao local de pouso de aeronaves e de primeiros socorros às vítimas. O objetivo é acompanhar e apoiar de perto as buscas, além de centralizar todas as ações realizadas pela União.

“As equipes locais estão fazendo um trabalho primoroso, mas a Defesa Civil Nacional está aqui para prestar todo o apoio necessário. Esse posto de operações, também, possibilitará o monitoramento da região para avaliar o fluxo da onda de lama”, observou o ministro Gustavo Canuto.

O monitoramento da região, das situações climáticas e dos serviços essenciais está sendo realizado 24h por equipes do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), que enviam constantemente alertas e informações ao Centro de Comandado criado pela Defesa Civil municipal no local do ocorrido.

13:23  |  


Gostou? Repasse...