Mulheres dominam redação Enem

As mulheres são maioria entre os candidatos "nota mil" na redação do Enem. Das 55 redações que tiraram a nota máxima, 42 (76%) foram escritas por mulheres, informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro a mais de 4,1 milhões de estudantes em todo o país. O tema da redação foi "Manipulação do Comportamento do Usuário pelo Controle de Dados na Internet". A maior parte dos estudantes com a nota máxima é do Sudeste, que concentrou 33 dos melhores textos.

O Nordeste aparece em segundo, com 14 textos nota mil. Das 55 redações nota mil, nenhuma é da Bahia. O Rio de Janeiro teve 20, seguido de Minas Gerais (15), Ceará (5), São Paulo (4), Distrito Federal (3), Rio Grande do Norte (3), Sergipe (3), Pará (2), Piauí (2); Espírito Santo, Goiás, Maranhão e Paraíba com uma redação cada.

A estudante Aimée Utuni (à direita na foto) foi a única nota mil de Franca (SP). Aimée conta que, para treinar, escrevia quatro redações por semana. Com a proxmidade do exame, a estudante chegou a fazer 30. “Na hora que eu vi a minha nota, não acreditei. Sabia que seria alta, mas não mil”.

Aimée, que pretende usar a nota do Enem para concorrer a uma vaga de medicina, diz que sempre gostou de ler e escrever, mas o diferencial foram os estudos de filosofia. “Com a filosofia, aprende-se a enxergar o mundo ao redor de uma maneira que não seja superficial. Entende-se além e não se fica no senso comum.”

Para a estudante, o tema deste ano é algo que faz parte do cotidiano. “Hoje você faz uma pesquisa do Google sobre sapato, vai ao Facebook e, de repente, aparece oferta de sapato. É o que está acontecendo e tem muita gente sendo enganada com isso.”

Como proposta de intervenção social, uma das exigências da redação do Enem, Aimée diz que é preciso desconfiar mais da internet. “É preciso buscar fontes seguras de conhecimento e formular a própria opinião. Não ler algo na internet já achando que é verdade.”

A mentora de Aimée é também mulher, a professora de redação e filosofia Regiane Pedigone Segatini (à esquerda nafoto), que recebeu uma homenagem pelo Facebook da estudante. “Como diria Isaac Newton, se eu vi mais longe, foi por estar apoiada nos ombros de gigantes. Re, você é a minha gigante, minha protetora!”

21:20  |  


Gostou? Repasse...