Mulher presidirá Câmara de Porto

Pela primeira vez na história, desde o Descobrimento do Brasil por Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500, a Mesa da Câmara de Vereadores de Porto Seguro será presidida por uma mulher. Na manhã desta quinta, a vereadora Ariana Fleibert foi eleita depois de conseguir 10 votos dos 11 vereadores presentes.

O vice-presidente eleito, Lázaro Lopes, anulou o voto. Outros seis vereadores da base da prefeita Cláudia Oliveira não compareceram à sessão, que aconteceu depois de disputas judiciais. Houve adiamento da sessão de 21 de dezembro por causa de um tumulto, com acusações mútuas dos dois grupos políticos.

A confusão levou o então presidente Evaí Fonseca Brito a suspender a sessão, que iniciava uma pancadaria promovida por pessoas aparentemente instruídas e lotadas na Secretaria de Relações Institucionais, de acordo com testemunhas.

O tumulto se formou quando a chapa da renovação “Porto Seguro acima de tudo”, encabeçada pela vereadora Ariana Fehlberg, resolveu substituí-la pelo vereador Kempes Neville Simões Rosa (Bolinha).

Para analistas políticos locais, a eleição de Ariana é uma derrota da prefeita Cláudia Oliveira, que enfrenta uma Comissão Especial de Inquérito que pode resultar no seu impeachment. A nova Mesa Diretora terá mandato no biênio 2019/2020.

23:17  |  


Gostou? Repasse...