Médicos do HRCC estão em greve
Em assembleia nesta terça-feira, o Corpo Clínico do Hospital Regional Costa do Cacau decidiu paralisar as atividades devido ao atraso do pagamento dos salários relativos a outubro, novembro e dezembro, além de 22% de setembro.
“Depois de se reunir com os gestores, Cremeb, Secretaria de Saúde da Bahia, Ministério Público do Trabalho , MP-BA e Sindicato dos Médicos, os profissionais decidiram interromper as atividades eletivas médicas, garantindo atendimentos apenas de urgências e emergências nas especialidades ofertadas.”
O regime especial de atendimento será mantido até o dia 25, prazo pedido pela gestão do hospital para solucionar o problema dos salários. A recomendação é de que os atendimentos não emergenciais e de urgência devem ser encaminhados às UPA 24 horas, pronto-socorros e rede pública de atendimento.
O Governo do Estado garante que tem feito os repasses do contrato sempre em dia e que não deve nada à Gerir, empresa responsável pela gestão do HRCC. Porém, a nota do Estado não o exime da responsabilidade de prover atendimento médico à população.
Se o terceirizado não atende, a responsabilidade continua sendo do Estado.