Lei prevê mensagens sobre álcool

Em Ilhéus, agora é lei. Promotores de shows, eventos culturais e esportivos voltados ao público infanto-juvenil deverão inserir mensagens educativas sobre o uso de álcool e drogas. Os alertas devem ter informações sobre os malefícios das drogas e do uso abusivo de álcool.

De autoria do vereador Aldemir Almeida, a lei nº 3.985/2018 foi sancionada em outubro e prevê que durante os eventos, painéis, faixas, cartazes e viva voz devem replicar a mensagem, que ainda deve estar nos cartazes ingressos e outdoors do evento.

Segundo o autor, "a luta contra a droga deve ser responsabilidade de toda a sociedade. Esses eventos constituem excelentes oportunidades para a divulgação". O descumprimento da lei sujeita os infratores às penalidades no Código de Defesa do Consumidor.

As frases “É só uma dose” ou “é só um golinho” têm sido incentivos inofensivos para o início do consumo de álcool pelos adolescentes, que tem se tornado cada vez mais comum. "Muitos jovens começam a beber na companhia de amigos mais velhos ou até junto com a família, em um almoço de domingo, sem ninguém ver perigo nisso", diz.

23:16  |  


Gostou? Repasse...