Índios bloqueiam rodovia em Ilhéus
Um pequeno grupo de pessoas que se dizem índios Tupinambás bloqueou a BAS-001 próximo a Olivença, estância hidromineral em Ilhéus. O protesto começou por volta das 5h e tem como tema a demarcação de uma área que inclui um terço do território do município. Ele só terminou por volta das 11h30.
Eles também querem a instalação de cinco quebra-molas no trecho que atravessa o condomínio Águas de Olivença, alegando que dois índios da aldeia Itapuã morreram atropelados no local. O líder do grupo, Taguari Tupinambá, disse ao blog Pimenta que os quebra-molas podem evitar novas mortes por acidente de trânsito.
“Estamos revindicando e protestando contra os danos que a BA-001 vem trazendo aos indígenas. Queremos a colocação de cinco quebra-molas para que a gente possa ter mais tranquilidade quando nossos filhos descerem da aldeia para Águas de Olivença”. Ele observa que não há faixa de pedestre nem sinalização no local.
“Não é só pra nós, indígenas. Todos aqui precisam de segurança no trânsito”, reforça. “Já chega de morte nesse lugar. A gente já perde vida com a demarcação de terras. O estado brasileiro tem dívida com os povos indígenas”, alega. A Políca Militar chegou ao local por volta das 7h30.