Ilhéus e Itacaré festejam Iemanjá
Sábado, 2 de fevereiro, é Dia de Iemanjá, festa tradicional no calendário religioso e turístico da Bahia, em especial em Ilhéus e Itacaré. Na primeira, a festa de Iemanjá vai acontecer em dois lugares: na Maramata, no bairro Nova Brasília, das 8 às 19h, e na Avenida Litorânea Norte, no Malhado, das 8h às 22 horas.
O festejo é um dos mais populares do ano e atrai moradores, religiosos e turistas. Os dois eventos são organizados pelos terreiros de candomblé, em parceria com as secretarias de Turismo e de Cultura, que buscam fortalecer as manifestações tradicionais do município.
A alvorada de fogos saúda o Dia de Iemanjá nas primeiras horas do dia. A partir das 8 horas, no caramanchão, estrutura montada para receber as oferendas, próximo à Maramata, na Nova Brasília, reúnem-se adeptos do candomblé para homenagens à divindade.
Cânticos em louvor ao orixá, apresentação de grupos de samba de roda e capoeira, como o Samba de Treita, rezas e banhos de água de cheiro são atrações ao longo do dia. O encerramento é a procissão marítima, quando diversas embarcações saem para entregar as oferendas em alto mar.
No Malhado, as comemorações serão na Avenida Luiz Eduardo Magalhães, nas proximidades da Escultura da Sereia. Haverá ritual, dança e água de cheiro. A partir das 15h, grupos musicais afros se revezam com bandas locais no minitrio elétrico. No fim da tarde, o cortejo leva as oferendas e a imagem do orixá até o alto mar.
Em Itacaré, o evento é realizado pelos terreiros de candomblé com apoio da Prefeitura. Ele começa às 5 horas com alvorada e a partir das 14 horas começa a concentração na praça do Canhão, com os devotos entregando flores e presentes para Iemanjá, seguindo em cortejo pela cidade.
Às 16 horas acontece o cortejo náutico, com os barcos decorados seguindo para o alto mar para entregar as oferendas. Às 16h30 tem apresentações de capoeira e depois show com a cantora Ronara Criola.