Ilhéus apresenta projeto do museu
O projeto de instalação do Museu da Capitania foi apresentado na tarde de quarta-feira (23), no salão nobre do Palácio Paranaguá, futura sede do museu. A ideia foi do jornalista Marcel Leal, em 2000, durante o I Forum de Turismo de Ilhéus, promovido pela Morena FM, jornal A Região e a empresa Costa do Cacau.
O projeto está no Plano Estratégico de Turismo de Ilhéus, derivado do Forum. Durante a última gestão do prefeito Jabes Ribeiro, ele resolveu abraçar a ideia e mudar a sede da Prefeitura para o prédio atual, abrindo caminho para o museu no Palácio Paranaguá. Nos últimos dois anos, o projeto andou em "banho maria" na atual gestão.
Nesta semana, finalmente, teve um andamento, com o anúncio oficial e a apresentação da museóloga Juliane Silva, convocada do concurso público de 2016. “O projeto é interessante, e utilizar da estrutura do Palácio é preservar o patrimônio e a historia local. O acervo precisa ser catalogado e guardado," explica Juliane.
Na solenidade, o vice-prefeito José Nazal fez uma palestra sobre a história da Vila de São Jorge dos Ilhéus e do Palácio Paranaguá, construído sobre as ruínas do Colégio dos Jesuítas a partir de 1898 pelo intendente Domingos Adami de Sá, que inaugurou o prédio em 22 de dezembro de 1907.
Segundo o secretário Paulo Cidade, o Museu da Capitania pretende ser um espaço de memória, onde serão revividas as historias do patrimônio material e imaterial da capitania dos São Jorge dos Ilhéus. “O museu contará com salas temáticas, contendo espaços sensoriais que dialogam para narrar a historia da capitania".