Estado fechará colégio em Itabuna
Depois de encerrar o convênio com o Colégio Ciso para o primeiro ano do ensino Médio, o que vai levar à eliminação completa em dois anos, a Secretaria de Educação da Bahia anunciou o fechamento do Colégio Estadual Josué Brandão, de Itabuna.
O colégio foi inaugurado na década de 90 com foco, no ensino profissionalizante, e batizado, por coincidência, com o nome do fundador do Ciso. O anúncio foi feito neste final de semana, como parte de processo de reestruturação da rede escolar do Estado.
A Escola possui mais de 600 alunos e a decisão da SEC pegou de surpresa a comunidade escolar. Conforme o anúncio, os alunos do Josué Brandão serão transferidos para o Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (Ciomf), vizinho ao colégio que será fechado.
Alunos e professores decidiram reagir e fizeram um protesto nesta segunda-feira (7), em frente ao Núcleo Regional de Educação (NRE-5). Ao contrário do Ciso, o Josué Brandão funciona em terreno próprio e pertence à rede do Estado. Este é um dos argumentos contra o fechamento do colégio.