DPVAT deve ser pago com o IPVA
O calendário de pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro DPVAT) já está disponível no site da Seguradora Líder, no qual o boleto pode ser gerado. A Líder é responsável pela administração desse seguro obrigatório, que deve ser pago uma vez por ano.
Se não pagar, o proprietário perde o direito ao seguro em caso de acidente, se for o condutor do veículo no momento da ocorrência, mas os demais envolvidos permanecem cobertos. O prêmio deve ser quitado junto com o vencimento da cota única ou da primeira parcela do IPVA.
O pagamento segue o calendário do IPVA de cada estado. De acordo com resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados, em dezembro foi aprovada redução média de 63,3% no valor do DPVAT para 2019. A redução depende do tipo de veículo. Automóveis e táxis, por exemplo, terão o DPVAT reduzido em 71%.
A tarifa será de R$ 16,21 para automóveis. Para motocicletas, responsáveis pela maioria dos acidentes de trânsito atendidos pelo Seguro DPVAT, o valor chega a R$ 84,58. Da mesma forma que ocorreu no ano passado, o Seguro DPVAT não poderá ser parcelado. Os valores são válidos para todo o país.