Classes baixas retomam consumo
Após a retração do consumo que impactou os seis primeiros meses do ano passado, um leve impacto positivo foi detectado pelo Consumer Insights, estudo da Kantar Worldpanel, que analisa o terceiro trimestre de 2018.
A retomada ocorre por meio do "volume médio por visita" na cesta de bens de Rápido Consumo ou itens básicos. E os responsáveis pelo impacto positivo foram as classes C e DE. As regiões Leste, o interior do Rio de Janeiro e o Nordeste foram as que mais contribuíram.
A análise aponta também que o atacarejo segue como o queridinho dos consumidores, sendo o principal canal para a compra dos ítens básicos. No entanto, o varejo tradicional e a venda porta a porta continuam perdendo espaço. Em relação às cestas, os perecíveis (notadamente leite fermentado) e mercearia doce se destacam.
Ainda segundo a Kantar Worldpanel, os alimentos mais sofisticados crescem, trazendo praticidade, valor agregado e também uma alimentação mais prazerosa. A questão tem desempenhado papel importante na hora de decisão de compra. 27% do consumo é por prazer.
Além do leite fermentado, leite em pó, batata congelada, pão industrializado, massa fresca e azeite estão entre os itens que seguem na lista do supermercado pelo prazer que trazem para a alimentação. Enquanto isso, fora de casa, os indivíduos buscam principalmente por sabor (50% do consumo).