Camelôs desaprovam seu novo local
Parte dos vendedores ambulantes de Itabuna começaram a transferir suas mercadorias, nesta segunda-feira, para o Shopping Popular, na avenida Inácio Tosta Filho, próximo à agência dos Correios, no centro. O espaço foi montado pela Prefeitura.
Aos poucos, os vendedores têm ocupado seus boxes, determinados por sorteio. A maioria deles está insatisfeita com o novo local, que considera inadequado, sem ventilação e com boxes bastante apertados. Poucos consideram o local seguro e bem localizado, contrariando a propaganda oficial.
Apesar do grande número de ambulantes na cidade, o local tem capacidade para apenas 55 boxes. Os vendedores transferidos ocupavam, há cerca de 10 anos, a Praça Adami e transversais da Avenida do Cinquentenário. Há pelo menos o dobro de ambulantes no Calçadão da Rui Barbosa e Praça José Bastos.
Um imóvel que estava sendo construído para abrigá-los, na mesma avenida, foi interditado depois que parte da estrutura desabou. O prédio depende de decisão judicial para ser demolido. O município teria investido cerca de R$ 2 milhões na obra inacabada.
O jornal A Região prevê que os camelôs transferidos para o Shopping Popular não vão demorar para voltar a invadir a Cinquentenário e suas transversais, por falta de visibilidade, conforto e vendas.