Brasileiro desperdiça muita comida

Um relatório da Embrapa com a Fundação Getúlio Vargas mostra um retrato da relação entre as famílias brasileiras e os alimentos que diariamente vão parar nas latas de lixo de todo o País. O estudo mostra que cada família joga fora cerca de 128 quilos de alimentos por ano.

O ranking dos alimentos mais desperdiçados mostra arroz (22%), carne bovina (20%), feijão (16%) e frango (15%) com os maiores percentuais. Hortaliças (4%) e Frutas (4%) são desperdiçados em menor quantidade relativa ao volume total, mas as classes A e B têm maior tendência a desperdiçar hortaliças.

O estudo buscou quantificar o desperdício de alimentos e mapear caminhos que levem a respostas sobre por que tanta comida deixa de ser consumida. Os dados estão disponíveis na internet e podem ser acessados na página dos Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil. [ http://www.sectordialogues.org/ ]

Além de estabelecer uma métrica dos valores absolutos do desperdício alimentar no Brasil, a pesquisa evidenciou a correlação negativa do desperdício com duas variáveis: consciência socioambiental e percepção do impacto no orçamento familiar.

“Os resultados enfatizam a importância de ações contínuas para mudanças comportamentais nos consumidores por meio de campanhas de comunicação e iniciativas de educação nutricional. O Brasil já dispõe de um plano de ação abrangente para reduzir perdas e desperdício de alimentos".

"O desafio também passa pela vontade política necessária para a implementação da Estratégia e articulação de ações conjuntas que envolvam diferentes elos da cadeia agroalimentar”, destaca Gustavo Porpino, analista da Secretaria de Inovação da Embrapa e líder do projeto concluído nos Diálogos Setoriais UE-Brasil.

Para Carlos Eduardo Lourenço, pesquisador da FGV-EAESP, a pesquisa também contribui para a compreensão do comportamento de consumo de alimentos. “As evidências empíricas apontam para a força da cultura nos hábitos de desperdiçar alimentos dos brasileiros".

"A intenção, a partir dos achados deste estudo, é dar continuidade às pesquisas com novas abordagens sobre os fatores comportamentais que levam ao desperdício de alimentos”, comenta. Com Diário do Poder.

18:49  |  


Gostou? Repasse...