Baiano de Futebol começa no dia 19
No dia 19, a bola começa a rolar pela Série A do Campeonato Baiano de Futebol 2019. Além do Bahia e Vitória, outras oito equipes do interior participam do torneio, inlcuindo o Alagoinhas Atlético Clube, campeão da Série B do Baiano por apenas um ponto acima do Colo Colo, de Ilhéus.
Os outros participantes são o Bahia de Feira, quarto no ano passado e dono de um título (2011); o Fluminense de Feira, que tem dois e foi quinto em 2018; o Jacobina, oitavo no ano passado; a Jacuipense, sexta em 2018; o Jequié, que foi sétimo; a Juazeirense, terceira; o Vitória, vice-campeão; e o Conquista, nôno no ano passado.
As novidades deste ano são a presença do árbitro assistente de vídeo (VAR) nas partidas da final e jogos que podem ocorrer às 10h. O presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, elogiou a participação da Sudesb nos últimos anos, que contribuiu para a reforma de estádios municipais.
Um dos exemplos é o estádio Waldomiro Borges, de Jequié. Para que a praça esportiva esteja em condições de receber as partidas da Associação Desportiva Jequié (ADJ), a Sudesb, em parceria com a prefeitura local, realizou reformas estruturais no equipamento, que ganhou um novo gramado.
Intervenções importantes em outros equipamentos esportivos também foram feitas pela Sudesb, que investiu nos últimos anos mais de R$ 2 milhões. Adauto Morais (Juazeiro), José Rocha (Jacobina), Eliel Martins (Riachão do Jacuípe), Dois de Julho (Guanambi) e Mário Pessoa (Ilhéus) foram recuperados pela autarquia.
Com características multiuso, Pituaçu, que é administrado pela Sudesb, renovou o gramado e prepara-se para receber, além do campeonato baiano, jogos do Brasileiro e os treinos oficiais da Copa América 2019, que retorna ao solo brasileiro após 30 anos.