Ruy Póvoas é doutor honoris causa
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) concederá o título de Doutor Honoris Causa ao professor e babalorixá Ruy do Carmo Póvoas, nesta terça (11). A solenidade ocorrerá às 17h30, no auditório do Centro de Arte e Cultura, no campus da instituição.
O professor nasceu em Ilhéus, em 1943, possui mais de 50 anos de docência e é reconhecido por celebrar e defender as heranças afrobaianas, na condição de pesquisador, poeta, contista, babalorixá e ensaísta de temas da epistemologia das religiões de matriz africana.
A história de Ruy Póvoas está intimamente ligada à da Uesc, como participante da estadualização da universidade. Também é idealizador e executor de vários projetos, entre eles o Kàwé/NEAB (1996), ação que se consolidou no cenário das discussões sobre identidades afro-baianas e afro-brasileiras.
Ruy Póvoas afirma que sua trajetória é "o entrelace entre o caminho no magistério, a produção como escritor e a vida de babalorixá". Entrando em seu Jubileu de Ouro, Ajalá Deré, nome de Póvoas no candomblé, figura entre as grandes personalidades da religião.
Ele não somente preside o Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, uma das poucas comunidades de filiação à Nação Ijexá existentes no Brasil, como destaca-se na defesa dos interesses das minorias e das populações negra e afro-descendente.