MS amplia prazo do Mais Médicos
O Ministério da Saúde prorrogou o prazo para a escolha de médicos formados fora do país que já enviaram documentação para participar do Programa Mais Médicos. Brasileiros graduados no exterior têm até os dias 23 e 24 de janeiro para selecionar os municípios de alocação.
Já nos dias 30 e 31, médicos estrangeiros terão acesso ao sistema para optar pelas localidades em aberto. De acordo com o Ministério da Saúde, 10.205 brasileiros e estrangeiros com habilitação no exterior (sem registro no Brasil) completaram a inscrição. As documentações ainda estão em análise.
A publicação da validação dos médicos brasileiros aptos à escolha de municípios está prevista para 22 de janeiro e a dos estrangeiros, 29, conforme o novo cronograma. Inicialmente, foram disponibilizadas 842 vagas em 287 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).
Os postos abertos são referentes às localidades não ocupadas na segunda seleção, aberta para médicos que possuem registro no Brasil. Dados do ministério apontam que 1.707 profissionais escolheram o local de trabaho. Eles devem se apresentar entre os dias 7 e 10 de janeiro.
“Os profissionais que decidirem não comparecer mais às atividades devem informar ao município alocado, que comunicará a desistência ao Ministério da Saúde. Os candidatos que desistirem dos postos terão as vagas colocadas de volta ao edital”, informou a pasta.