MP quer calendário para vacinação

O Ministério Público estadual recomendou aos municípios, durante a Reunião Ampliada do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems), a execução do calendário mensal de vacinação em todo o estado para mobilizar a população.

A proposta apresentada na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, foi fruto de reuniões realizadas pelo Ministério Público estadual com as secretarias de Saúde estadual e de Salvador, as de Educação, a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobap) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

O calendário foi apresentado por Doiane Lemos, da sub-coordenação de controle de doenças imunopreveníveis da Secretaria de Saúde de Salvador. As discussões foram iniciadas a partir da campanha nacional de vacinação contra o sarampo e poliomielite, o que resultou no planejamento de outras ações para 2019.

Segundo o promotor Carlos Martheo Guanaes, a ideia decorreu do baixo desempenho de Salvador, que registrou 78% de vacinação para pólio e sarampo. O calendário inclui em janeiro a vacina BCG, contra tuberculose; e em fevereiro a vacina da febre amarela.

0:17  |  


Gostou? Repasse...