9 milhões adiam compra de Natal
Faltando poucos dias para o Natal, muitos consumidores não perdem o costume de deixar tudo para a última hora, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Eles estimam que 9,3 milhões de pessoas pretendem realizar as compras de Natal apenas nesta semana, o que representa 8% dos consumidores que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano. O percentual é similar ao observado no Natal do ano passado, que estava em 9%.
Entre os que adiaram as compras natalinas, a principal justificativa é a espera por promoções (55%). Outros 22% estão aguardando o pagamento da segunda parcela do 13º salário, enquanto 14% alegam falta de tempo para procurar todos os presentes.
Há ainda 14% que admitem falta de organização e 5% que culpam a preguiça, deixando a tarefa para o limite. A pesquisa também mostra que apenas 2% dos entrevistados vão adiar as compras natalinas para janeiro, preferindo aproveitar as liquidações de início de ano.
Os presentes mais buscados devem ser as roupas (59%), calçados (35%), perfumes ou cosméticos (23%), smartphones (15%) e acessórios como bijuterias, cintos e bolsas (12%). Eletrônicos e eletrodomésticos aparecem com 6% cada.