"Zebrão" é condenado a reclusão

O ex-prefeito de Gandu, Antonio Carlos Farias Nunes, o "Zebrão", foi condenado a dois anos e quatro meses de reclusão pela Justiça Federal em Ilhéus. A condenação resulta de irregularidades com o Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto, Indesp.

Zebrão vai cumprir a pena em regime aberto, mas ainda cabe recurso. O Ministério Público Federal propôs a denúncia contra o ex-prefeito por apropriação e utilização indevida de verbas públicas federais recebidas do Indesp, do FNDE e do FUNDEF.

O ex-prefeito firmou, em 1998, convênio com o Indesp para construir uma quadra esportiva no município. A autarquia federal repassou R$ 185 mil para as obras em Gandu. Porém, o Indesp constatou que o ex-prefeito havia executado apenas uma parte do previsto.

Após vistoria in loco, foi instaurada uma Tomada de Contas Especial no Tribunal de Contas da União (TCU), que comprovou a utilização indevida dos recursos. No ano seguinte, Gandu recebeu novos recursos. Dessa vez, do FNDE, que repassou cerca de R$ 10 mil.

O dinheiro seria para a formação continuada de professores e materiais didáticos. Mas Zebrão deixou de prestar contas. Ainda nos exercícios de 1999 e 2000, o ex-gestor não cumpriu a aplicação mínima de 60% dos recursos do Fundef. A denúncia foi oferecida pela procuradora Fernanda Oliveira.

23:37  |  


Gostou? Repasse...